Meu mundo, minhas ideias, EU!

Certa vez, ao transitar pelos corredores do fórum, fui chamado por um dos juízes ao seu gabinete.

– Olha só que erro ortográfico grosseiro temos nesta petição.

Estampado logo na primeira linha do petitório lia-se:

"esselentíssimo juiz".

Gargalhando, o magistrado me perguntou:

– Por acaso esse advogado foi seu aluno na Faculdade?

– Foi sim – reconheci. Mas onde está o erro ortográfico a que o senhor se refere? O juiz pareceu surpreso:

– Ora, meu caro, acaso você não sabe como se escreve a palavra excelentíssimo? Então explique-me:

– Acredito que a expressão pode significar duas coisas diferentes. Se o colega desejava se referir a excelência dos seus serviços, o erro ortográfico efetivamente é grosseiro. Entretanto, se fazia alusão a morosidade da prestação jurisdicional, o equívoco reside apenas na junção inapropriada de duas palavras. O certo então seria dizer " esse lentíssimo Juiz".

Depois disso aquele magistrado nunca mais aceitou, com naturalidade, o tratamento de excelentíssimo Juiz. Sempre pergunta:

– Devo receber a expressão como extremo de excelência ou como superlativo de lento?

Deixe um comentário

