Meu mundo, minhas ideias, EU!

por Janete Teixeira Dias

Em épocas de desemprego, é necessário usar e abusar da criatividade na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Entretanto, há algumas etapas em relação à preparação para esse exercício que não podem ser deixadas de lado. Por exemplo, a elaboração cuidadosa do currículo. Considero esse o ponto de partida para o início de um empreendimento sério na conquista de uma oportunidade profissional, inclusive para os que já se encontram empregados e que, por algum motivo, não estão plenamente satisfeitos e que desejariam encontrar novos desafios profissionais. Planejamento, essa é a palavra de ordem. No momento em que a pessoa se dedica à elaboração de seu currículo, ela necessariamente está traçando seus alvos, fazendo uma síntese de suas competências, habilidades e conquistas e se potencializando para o início de sua jornada ao encontro de uma boa colocação profissional.

Outro item que não pode faltar é a confecção de um cartão de visitas. Bem feito, com elegância, sem exageros de informações, com os dados de contato atualizados pois dessa forma, será mais fácil criar oportunidades para ser encontrado. Em determinadas situações, é bem mais simples localizar, ou mesmo transportar um cartão de visitas que um currículo.

Ah! Vale lembrar também de elaborar uma boa carta de apresentação, uma do tipo em que se possa efetuar pequenas alterações para adequá-la às oportunidades para as quais será endereçada.

Uma vez que esses itens estejam preparados, é hora de criar estratégias para se lançar em campo. Aqui vão algumas alternativas que podem auxiliar nessa batalha:

1 – Com o currículo na mão, busque na Internet sites de empresas interessantes, de acordo com sua área, e cadastre-se, candidatando-se a uma oportunidade. Pegue telefone e endereço da empresa. Ligue para a área de seleção e verifique se há necessidade de enviar currículo pelo correio ou se o sistema de recrutamento é somente através da Internet. Procure identificar quem é a pessoa responsável pelo recebimento de currículos. Utilize essas informações, caso decida enviar uma carta de apresentação para essa oportunidade.

2 – Faça a tradicional busca por vagas nos jornais e Internet. Verifique se há alguma que lhe interesse e monte estratégias diferentes para cada uma delas. Sempre que puder, pesquise um pouco sobre a empresa para a qual irá se candidatar. Antes de enviar seu currículo, analise se essa oportunidade é realmente interessante. Em caso afirmativo, proceda como estiver recomendado no anúncio.

3 – Busque oportunidades para desenvolver algum trabalho voluntário. Nesses momentos é sempre possível demonstrar suas habilidades, conhecimentos e experiência, e conhecer pessoas novas que podem ajudar a encontrar uma colocação no mercado de trabalho. Dedique-se à comunidade, agregue valor à vida das pessoas que estão a sua volta e verá como isso se reverte em benefícios para a sua própria existência.

4 – Faça networking. Reative seus contatos com familiares, amigos, colegas de trabalho de empresas anteriores, colegas de colégio, de faculdade. Utilize o Orkut, o Linked In, encontre meios para reativar os laços com essas pessoas. Compartilhe momentos agradáveis com elas, lembre-se que você não as chamou para contar lamúrias, mas para reativar boas lembranças, reviver momentos importantes na vida de todos os envolvidos. Conte-lhes um pouco de sua profissão e informe que está em busca de novos desafios. Lembre-se do cartão de visitas, importantíssimo nos encontros presenciais.

5 – Participe de eventos gratuitos ligados a sua área de atuação. Fique atento a eles e compareça. Pegue o contato dos participantes e, se decidir enviar-lhes seu currículo, lembre-se de mencionar onde se conheceram.

6 – Participe de atividades culturais gratuitas, cursos, teatros, shows, palestras, enfim, locais onde pessoas de áreas diferentes da sua possam participar. Faça novos amigos. Eles podem ajudar bastante. Informe-lhes sobre sua profissão e sobre sua busca. Por vezes você pode encontrar aí um grande aliado ou até mesmo, boas idéias para novos empreendimentos.

7 – Participe de cursos gratuitos pela Internet*  e amplie sua lista de contatos participando dos chats e fóruns promovidos por alguns deles.

8 – Elabore um projeto de atuação para uma empresa. Isso vale também para aqueles que estão empregados, pois é uma forma de ampliar suas possibilidades dentro da empresa em que se encontra. Uma vez que o projeto esteja pronto, busque os canais adequados para realizar a venda dele.

9 – Visite empresas, demonstre interesse por elas e descubra quem pode lhe contratar. Verifique se há possibilidade de agendar uma entrevista. Lembre-se de que nesse momento, será interessante que você possa levar alguma idéia nova para a empresa, uma contribuição para aquele que o receber para uma entrevista.

10 – Mantenha sua auto-estima em alta. Mesmo que as coisas não estejam saindo como você gostaria, mantenha seu entusiasmo.

11 – Cuide dos bons pensamentos. Eles são responsáveis por uma atitude mais confiante diante da vida.

12 – Esteja atento às oportunidades. Elas podem ocorrer a qualquer momento e é necessário estar preparado para percebê-las e aproveitá-las da melhor forma possível.

13 – Cuide de sua saúde! Cultive bons hábitos, sejam os relacionados à alimentação, à quantidade de horas de repouso ou mesmo às horas de lazer. Isso lhe dará energia para  manter-se firme para enfrentar os desafios que surgirem.

14 – Participe de atividades físicas: caminhada, corrida, também são bons momentos para realizar contatos.

15 – Combata a depressão. Evite que o desânimo se instale.

16 – Acredite em você, sempre! Assim, você poderá convencer a outros de que é a pessoa certa para ocupar a vaga almejada!

17 – Busque aprender algo novo a cada dia. Festeje o final de cada aprendizado, valorizando a vida, a cada nova descoberta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: